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terça-feira, 11 de abril de 2017

Excel - Macro (Simples)



Nos dias de hoje é vital ter que realizar as tarefas do dia a dia de forma rápida e eficaz e na grande maioria dos usuários realizam diversas vezes a mesma tarefa todos os dias. A macro tem a função de automatizar tarefas, principalmente aquelas que são repetitivas.

Estaremos mostrando um modelo muito simples de utilização da macro, para que você veja como ela pode agilizar diversas tarefas do seu dia a dia. Porém é bom que o usuário tenha uma base no Excel, para facilitar o entendimento.

Como funciona?

A macro segue exatamente os passos que você indicar ser importante, depois disso ela vai apenas repetir os passos que você indicou. Mas tem que ser um processo limpo ou seja evitar idas e vindas desnecessárias, para que tenha um bom funcionamento.

Realizaremos um exemplo muito simples, para que nos próximos artigos você já tenha uma pequena base sobre macros.

Criando Macro

Atenção não clique em nada mais além do que esta indicado nos passos abaixo. Antes de Iniciar leia atentamente os procedimentos abaixo.

1 - abra o Excel [Imagem 1].

Imagem 1 - Tela inicial do Excel, mantenha sem nenhum conteúdo.

2 - Clique na aba Exibir clique na opção Macro e em seguida clique na opção Gravar macro [Imagem 2].

Imagem 2 - Local para iniciar a gravação dos processos desejados.

3 - Em "Nome da macro" coloque Formatar [Imagem 3].

Imagem 3 - Nomeando a função da macro.

Atenção você pode criar a tecla de atalho, basta colocar uma letra que o Excel não utilize, porém se ele já utilizar a letra escolhida ele automaticamente ira acrescentar uma tecla de apoio. Exemplo:

O Excel já utiliza o CTRL + S para sublinhar o texto, se você escolher essa letra ficará CTRL + SHIFT + S [Imagem 3.1].

Imagem 3.1 - Excel inserindo uma tecla de apoio no atalho.


4 - Vamos deixar sem a tecla de atalho nesse exemplo, clique no botão Ok [Imagem 4]

A partir de agora você não deve mais sair do Excel, se possível memorize ou anote os próximos passos para que saia tudo certo.

Imagem 4 - Inicio da gravação.

5 - Clique na aba Pagina Inicial, mude a cor de preenchimento para verde e a cor da letra para amarelo [Imagem 5].



Imagem 5 - Escolhe uma cor desejada.

6 - Clique na aba Exibir, clique na opção Macros e em seguida clique em Parar Gravação

Imagem 6 - Finalizando a gravação.

Usando a Macro

1 - Digite os dados abaixo na planilha [Imagem 7].


Imagem 7 - Inserindo dados.

2 - Selecione todos os dados [Imagem 8].

Imagem 8 - Marcando dados para utilização da macro.

3 - Clique na aba Exibir, clique em Macros e clique na opção Exibir Macros [Imagem 9].


Imagem 9 - Localizando a macro gravada.

4 - Clique sobre a macro Formatar (que nós criamos) e clique no botão Executar [Imagem 10].

Imagem 10 - Utilizando a macro nas informações da planilha.

5 - As alterações foram realizadas conforme gravadas [Imagem 11].

Imagem 11 - Planilha com as alterações da macro.

Lembrando que os dados e a formatação são apenas exemplos, você pode determinar a formatação que desejar.


Nos próximos artigos estaremos trabalhando com exemplos mais avançados.




Não esqueça de deixar sua opinião, dúvida ou sugestão dessa maneira estaremos sempre com melhorias.




Fonte: 100segredosbr.blogspot.com














Gravar arquivos no DVD


Apesar de existirem vários locais de armazenamento, a gravação de mídias ainda é muito utilizado seja em um cd ou dvd.

Para gravar arquivos em geral no mesmo local é muito simples, você precisa apenas indicar o tipo de gravação, fazendo assim um Backup de arquivos importantes sem correr o risco de perde-los.

Existem vários programas que podem ser utilizados, e todos mantém a mesma base de gravação, no entanto usaremos aqui o Nero 7, por ter um interface simples e clara, muito util para todos que não tem muita pratica.

Qual a diferença da mídia de cd e dvd?

A diferença entre elas é basicamente a capacidade de armazenamento, ou seja a quantidade de arquivos que podem ser gravadas, exemplo: Em um cd você gravar até 150 musicas enquanto no dvd você é capas de gravar em média de 1000 musicas no tipo de gravação dados.

Posso gravar várias vezes na mesma mídia?

Sim, é o tipo de gravação conhecido como multisessão, mas você corre o risco de alguns aparelhos não reconhecer as outras partições da gravação, por isso não é indicado realizar esse procedimento, principalmente se for para se utilizar em vários aparelhos diferentes, isso pode acabar dando uma baita dor de cabeça

Posso gravar quantos arquivos?

A quantidade varia, pois um arquivo do MS-Word para um filme a diferença é muito grande, com a pratica você será capaz de analisar a quantidade de cada item. mas atenção se você gravar em um arquivo e não utilizar a opção multisessão você estará perdendo todo o resto do espaço.

Qual a diferença da mídia regravável?

Bom o processo é diferente do multisessão, onde é para dar continuidade na mesma mídia, já a regravável você pode remover todo conteúdo da mídia e começar do zero, claro que em alguns dispositivos não reconhecem muito bem.

Todos os computadores tem gravador de cd/dvd?

Não, em alguns casos nem leitor de cd vem no dispositivo, por isso fique atento se possui antes de pensar em gravar, verifique se tem onde colocar cd no seu computador, se tiver verifique se tem dvd rw, isso indica que é um gravador de dvd e automaticamente um gravador de dvd é possivel gravar cd.

Antes de iniciar verifique a capacidade de armazenamento do dvd, fica sobre a mídia, veja se é de 4GB ou 8GB.

Gravando arquivos no DVD

1 - Abra o Nero 7 [Imagem 1].

Imagem 1 - Tela inicial do Nero.


2 - Na parte superior, clique em CD [Imagem 2].

Imagem 2 - Determinando a mídia que será utilizada.

3 - Clique na opção Dados [Imagem 3].

Imagem 3 - Opção dados, para gravar qualquer arquivo na mídia.

4 - Clique sobre a opção Criar CD de Dados [Imagem 4].

Imagem 4 - Escolhendo o tipo de gravação.

5 - Clique no botão adicionar para encontrar os arquivos desejados (essa parte você precisar saber onde salvou os arquivos) [Imagem 5].

Imagem 5 - Botão para encontrar os arquivos.

6 - Selecione os arquivos desejados e clique no botão Adicionar [Imagem 6].

Imagem 6 - Selecionando arquivos desejados.

7 - Clique no botão cancelar para sair da janela de seleção de arquivo [Imagem 7].

Imagem 7 - Saindo da tela de seleção.

8 - Veja na tela o quanto os arquivos estão ocupando do espaço total da mídia [Imagem 8].


Imagem 8 - A barra verde é o total que está ocupando da mídia, a linha vermelha mostra o máximo que pode ser gravado.

9 - Selecione a capacidade da mídia de dvd [Imagem 9].

Imagem 9 -Geralmente é 4483 (4,5GB), essa informação deve ser vista antes de iniciar a gravação.

10 - Clique no botão Avançar [Imagem 10].

Imagem 10 - Botão avançar para dar continuidade.

11 - Determine um nome para o CD [Imagem 11].

Imagem 11 - Escolha um nome conforme o conteúdo que será gravado.


12 - Clique na seta para à direita para exibir o painel de opções [Imagem 12].

Imagem 11 - Exibir painel com outras opções antes de iniciar a gravação.


13 - Ao exibir o painel, selecione a velocidade 4x, para garantir que todos dispositivos consigam ler os dados [Imagem 13].

Imagem 13 - Determinando a velocidade da gravação.

14 - Desative a opção "Permitir que arquivos sejam adicionados mais tarde (multisessão)" [Imagem 14].
Imagem 14 - Desativando a opção de multisessão dessa forma não será possível gravar mais nenhum arquivo no CD a não ser que seja uma mídia regravável.

15 - Clique no botão gravar agora é só aguardar o término da gravação [Imagem 15].

Imagem 15 - Botão gravar para iniciar gravação no CD.

Durante a gravação evite trabalhos grandes no computador para não causar erros na gravação.


Não esqueça de deixar sua opinião, dúvida ou sugestão dessa maneira estaremos sempre com melhorias.