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terça-feira, 11 de abril de 2017

Excel - Macro (Simples)



Nos dias de hoje é vital ter que realizar as tarefas do dia a dia de forma rápida e eficaz e na grande maioria dos usuários realizam diversas vezes a mesma tarefa todos os dias. A macro tem a função de automatizar tarefas, principalmente aquelas que são repetitivas.

Estaremos mostrando um modelo muito simples de utilização da macro, para que você veja como ela pode agilizar diversas tarefas do seu dia a dia. Porém é bom que o usuário tenha uma base no Excel, para facilitar o entendimento.

Como funciona?

A macro segue exatamente os passos que você indicar ser importante, depois disso ela vai apenas repetir os passos que você indicou. Mas tem que ser um processo limpo ou seja evitar idas e vindas desnecessárias, para que tenha um bom funcionamento.

Realizaremos um exemplo muito simples, para que nos próximos artigos você já tenha uma pequena base sobre macros.

Criando Macro

Atenção não clique em nada mais além do que esta indicado nos passos abaixo. Antes de Iniciar leia atentamente os procedimentos abaixo.

1 - abra o Excel [Imagem 1].

Imagem 1 - Tela inicial do Excel, mantenha sem nenhum conteúdo.

2 - Clique na aba Exibir clique na opção Macro e em seguida clique na opção Gravar macro [Imagem 2].

Imagem 2 - Local para iniciar a gravação dos processos desejados.

3 - Em "Nome da macro" coloque Formatar [Imagem 3].

Imagem 3 - Nomeando a função da macro.

Atenção você pode criar a tecla de atalho, basta colocar uma letra que o Excel não utilize, porém se ele já utilizar a letra escolhida ele automaticamente ira acrescentar uma tecla de apoio. Exemplo:

O Excel já utiliza o CTRL + S para sublinhar o texto, se você escolher essa letra ficará CTRL + SHIFT + S [Imagem 3.1].

Imagem 3.1 - Excel inserindo uma tecla de apoio no atalho.


4 - Vamos deixar sem a tecla de atalho nesse exemplo, clique no botão Ok [Imagem 4]

A partir de agora você não deve mais sair do Excel, se possível memorize ou anote os próximos passos para que saia tudo certo.

Imagem 4 - Inicio da gravação.

5 - Clique na aba Pagina Inicial, mude a cor de preenchimento para verde e a cor da letra para amarelo [Imagem 5].



Imagem 5 - Escolhe uma cor desejada.

6 - Clique na aba Exibir, clique na opção Macros e em seguida clique em Parar Gravação

Imagem 6 - Finalizando a gravação.

Usando a Macro

1 - Digite os dados abaixo na planilha [Imagem 7].


Imagem 7 - Inserindo dados.

2 - Selecione todos os dados [Imagem 8].

Imagem 8 - Marcando dados para utilização da macro.

3 - Clique na aba Exibir, clique em Macros e clique na opção Exibir Macros [Imagem 9].


Imagem 9 - Localizando a macro gravada.

4 - Clique sobre a macro Formatar (que nós criamos) e clique no botão Executar [Imagem 10].

Imagem 10 - Utilizando a macro nas informações da planilha.

5 - As alterações foram realizadas conforme gravadas [Imagem 11].

Imagem 11 - Planilha com as alterações da macro.

Lembrando que os dados e a formatação são apenas exemplos, você pode determinar a formatação que desejar.


Nos próximos artigos estaremos trabalhando com exemplos mais avançados.




Não esqueça de deixar sua opinião, dúvida ou sugestão dessa maneira estaremos sempre com melhorias.




Fonte: 100segredosbr.blogspot.com














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